Pular para o conteúdo principal

Kendô

Arte marcial japonesa, uma espécie de esgrima em que os adversários usam espadas de bambu e estão protegidos por uma armadura composta de capacete (semelhante ao da esgrima) e peitilho rígido : QUENDÔ.

http://kyokushinregistro.com.br/bbudo/wp-content/uploads/2017/07/Kendo.png
Trecho “Peregrinos do sol – A arte da espada samurai”, de Luiz Kobayashi

No Japão, desde os seus primórdios, dentre vários armamentos, a espada vem sendo reverenciada. Isso se deve ao fato de haver muitas histórias relacionadas à espada, nos mitos e lendas japonesas. Além disso, as espadas eram ofertadas como tesouro divino aos templos ou recebidas como símbolo da nomeação de um generalíssimo.

O Kendo tal como praticado hoje, foi criado a partir do século XX, com base em alguns estilos de Kenjutsu. A idéia era simplificar o amplo conjunto de técnicas e posturas existentes no Kenjutsu em quatro golpes básicos a partir de uma única postura de luta. Desta forma foi possível difundir o Kendo como uma atividade física onde é possível aliar a competição e o desenvolvimento do caráter.

Na prática do Kendo são utilizados: o bogu – equipamento de proteção e a shinai – espada de bambu. Com o uso destes equipamentos é possível realizar os combates sem risco de lesões causadas pelo impacto dos golpes.

Períodos :

Período Muromachi : Por volta do ano de 1350 d.C

Período Edo: A partir de 1615 d.C.

Período Meiji :

Como resultado do povo japonês, que desde os seus primórdios, cultivou uma educação calcada no caminho da pena e da espada, o kendo se desenvolveu visando a formação do ser humano e propiciando o caminho do guerreiro. Toda a evolução desta arte marcial ocorreu na era feudal, que perdurou por setecentos anos, terminando em 1868.

Com a restauração Meiji, como primeiro passo para a modernização, foram introduzidos muitos elementos culturais da civilização europeia no Japão e a cultura tradicional, por um tempo, foi deixada em segundo plano. Em 1876, a classe dos guerreiros – os samurais – foi extinta e, ao mesmo tempo, a prática de kendo nas escolas foi abolida, chegando esta arte marcial até mesmo a defrontar-se com o perigo da extinção.

Mais tarde, em 1890, o kendo volta a ser praticado nas escolas como atividade extra-curricular. Em 1895, foi criada a Associação Dai Nippon Butokukai, congregando todas as escolas de kendo. Foi estabelecida uma política de difusão e de desenvolvimento da orientação desta arte marcial.

Entre diversos mestres e escolas envolvidas nesse processo de unificação do kendo (Kendo Renmei), podemos citar:

  • Ono-ha Itto-ryū – Kagehisa;
  • Shintō Munen-ryū – Watanabe Noboru, Shibae Umpachiro, Negishi Shigoro;
  • Musashi-ryū – Mihashi Kanichiro;
  • Jikishin Kage-ryū – Tokuno Kanshiro, Abe Morie;
  • Kyoshin Mechi-ryū – Sakabe Daisaku.

 

 

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kendo

Trecho “Peregrinos do sol – A arte da espada samurai”, de Luiz Kobayashi

http://www.niten.org.br/kendo

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco Espíritos do Budô – Por Dan Penrod

  Shoshin: (初心) Mente de principiante; Zanshin: (残心) Mente que permanece; Mushin: (無心) Não Mente ; Fudoshin: (不動心) Mente Imóvel; Senshin: (先心) Espírito Purificado, atitude iluminada. Existem 5 mentes fundamentais ou espíritos do  Budô ;  shoshin ,  zanshin , mushin ,  fudoshin , e  senshin . Estes conceitos muito antigos são geralmente ignorados nos  dojô(s)  modernos de Aikidô. O  budoka  que se esforça para compreender as lições destes 5 espíritos em seu coração amadurecerá para se tornar um artista marcial e um ser humano forte e competente. O aluno que não se esforça para conhecer e receber estes espíritos sempre terá uma falha em seu treinamento. Shoshin O estado de  shoshin  é aquele da mente de principiante. É um estado de atenção que permanece sempre completamente consciente, atento e preparado para ver coisas pela primeira vez. A atitude de  shoshin  é essencial para continuar o aprendizado. O-Sensei uma vez disse,  “Não espere que eu lhe ensine. Você deve roubar as técnicas s...

BUNKAI -分解 Desmistificando o Kata

Os Kata tem sido usados por mestres de karatê ao longo dos anos por muitas razões, por exemplo, para agregar e ajudar com a transferência de conhecimento para seus alunos, para ajudar no treinamento, condicionamento, etc. Mas acredita-se que quando o karate entrou na escola de Okinawa Graças a Anko Itosu (e mais tarde às costas japonesas através de Funakoshi), os kata foram sistematicamente higienizados, com técnicas “perigosas” escondidas ou removidas por completo. Bunkai ( 分解 ) tem como objetivo decifrar os kata para identificar essas técnicas “ocultas” (estrangulamentos, bloqueios de braço, arremessos etc.) ou, em outras palavras, é o processo pelo qual um kata é analisado e decomposto para extrair técnicas de combate úteis ( oyo , 応 用 ). Geralmente é realizado por um aluno que usará os katas selecionados (ou katas) para responder aos ataques predefinidos de outros alunos. Portanto, geralmente há vários estágios que um estudante, sob a orientação de seu sensei, seguirá depende...

KYOKUSHIN KARATE - O TESTE DAS 100 LUTAS

Sem dúvidas, um dos testes mais duros que existe dentro do Kyokushin Karate, é o Desafio das cem Lutas, ou como é chamado no Japão: Hyakunin Kumite. Realizado pela primeira vez pelo criador do Estilo, que realizou 300 lutas, 100 delas em cada dia, Mas Oyama começou a instituir o Hyakunin Kumite (Desafio de 100 lutas) como requisito para quem pretendia realizar o exame de 4º ou 5º Dan, logo descobriu que nem todos os praticantes tinham o espírito para fazê-lo, embora habilidade física pudesse ser ensinada, a vontade indomável, coragem e determinação (o espirito de OSU, no seu extremo), simplesmente não era pra qualquer um. Assim tornou-se um teste voluntário para poucos que se aventuraram nessa experiência única. Alguns dos requisitos para os que pretendem efetuar o desafio das 100 lutas são: garantir que todos os lutadores foram conduzidos sob as regras da IKO. que as rodadas sejam de 1 e ½ minutos a 2 minutos cada. que a luta foi honrada. que não houve interrupções indevidas ou excess...