Pular para o conteúdo principal

Sumô - Sumo (相撲, sumō)

Foi no período Nara, no século VIII, que o sumô ganhou uma importância maior, quando passou a fazer parte das cerimônias imperiais.” Sob o patrocínio do imperador, a luta ganhou uma importância tão grande que os astros desse esporte têm hoje status comparado ao de ministros de Estado. Quem se torna um yokozuna (o mais alto estágio que um atleta pode alcançar) vira uma espécie de divindade no país. Os primeiros campeonatos profissionais surgiram em 1927. Hoje, são seis torneios realizados por ano com cerca de 800 lutadores.

A vida de um lutador é altamente rígida, com regras definidas pela Associação do Sumô. A maioria dos lutadores de sumô deve viver em “campos de treinamento de sumô” comunais, conhecidos em japonês como heya, onde todos os aspectos de suas vidas diárias – de refeições à maneira de se vestir – são ditados pela tradição.

Além disso, acredita-se que um ringue, definido como algo que não é simplesmente a área data para os lutadores, surgiu no século XVI como um resultado de um torneio organizado pelos principal senhor feudal da época no Japão, Oda Nobunaga. Neste momento, os lutadores vestiam tangas frouxas, ao invés dos cintos de luta mawashi mais duros de hoje. Durante o período Edo, os lutadores vestiam um avental decorativo com franjas chamado kesho-mawashi durante a luta, enquanto atualmente eles são vestidos apenas durante os rituais antes do torneio. A maior parte do resto das formas atuais do esporte foi desenvolvida no início do período Edo.

O sumô profissional (大相撲, ōzumō) tem suas raízes no período Edo no Japão como uma forma de entretenimento esportivo. Os lutadores originais eram provavelmente samurais, às vezes ronins, que precisavam encontrar uma forma de renda. Os torneios profissionais de sumô atuais começaram no Santuário Tomioka Hachiman em 1684, e depois passaram a acontecer no Ekō-in, no período Edo. O Oeste do Japão também possuía seus próprios torneios neste período, tendo como centro mais proeminente Osaka. O sumô de Osaka continuou até o fim do período Taisho em 1926, quando ele fundiu-se com o sumô de Tóquio para formar uma única organização. Por um curto período após este momento, quatro torneios eram organizados por ano, dois torneios em locais no oeste do Japão, como Nagoia, Osaka e Fukuoka, e dois no Ryōgoku Kokugikan em Tóquio. De 1933 em diante, os torneios foram organizados quase exclusivamente no Ryōgoku Kokugikan até as forças da ocupação americana se apropriarem dele e os torneios serem transferidos para o Santuário Meiji até a década de 1950. Então, um local alternativo, o Kuramae Kokugikan que era próximo do Ryōgoku, foi construído para o sumô. Também neste período, a Associação de Sumô começou a expandir para locais no oeste do Japão novamente, chegando a um total de seis torneios por ano em 1958, com metade deles em Kuramae. Em 1984, o Ryōgoku Kokugikan foi reconstruído e os torneios de sumo em Tóquio foram orgnaizados lá desde então.

As lutas consistem de um único round e frequentemente dura somente alguns segundos, visto que geralmente um lutador é rapidamente jogado para fora do círculo ou empurrado para o solo. No entanto, em alguns casos elas podem durar por alguns minutos. Cada partida é precedida por um elaborado ritual cerimonial. Tradicionalmente, os lutadores de sumô são reconhecidos por seu grande peso e sua grande massa corporal geralmente é um fator para a vitória no sumô. Não há divisões por peso no sumô profissional e, considerando a variedade de pesos corporais no sumo, um lutador pode às vezes encarar um oponente com o dobro de seu peso. No entanto, com uma técnica superior, lutadores menores podem controlar e derrotar lutadores muito maiores..

Após o vencedor ser declarado, um gyōji (ou juiz) fora da arena determina o kimarite (ou técnica vencedora) usado na luta, que é então anunciado ao público.

Em ocasiões raras, o juiz podem conceder a vitória ao lutador que tocou o chão primeiro. Isto acontece se ambos os lutadores tocarem o chão praticamente ao mesmo tempo e for decidido que o lutador que tocou o chão depois não tinha nenhuma chance de vencer, visto que devido à superioridade do seu oponente ele já estava em uma posição irrecuperável. O lutador perdedor é chamado de shini-tai (“corpo morto”) neste caso.

  • Asahi Shimbun. Consultado em 23 de junho de 2013
  • ·  Beginner’s Guide of Sumo. Japan Sumo Association. Consultado em 26 de junho de 2007
  • · Hall, Mina (1997). The Big Book of Sumo: History, Practice, Ritual, Fight. [S.l.]: Stone Bridge Press.
  • · Sharnoff, Lora (1993). Grand Sumo. [S.l.]: Weatherhill.
  • · «Sumo Beya Guide». Japan Sumo Association. Consultado em 8 de julho de 2007
  • · Kamiya, Setsuko, “Steeped in tradition, Shinto, sumo is also scandal-stained”, Japan Times, February 19, 2010, p. 3.
  • ·  Beginner’s Guide of Sumo. Japan Sumo Association. Consultado em 27 de junho de 2007
  • · Professional rankings: The Banzuke
  • · Uma exceção para este regra ocorreu quando Hirohito, o ex-Imperador do Japão, morreu em um sábado, 7 de janeiro de 1989. O torneio que iria começar no dia seguinte foi adiado, começando na segunda-feira, 9 de janeiro e terminando em uma segunda-feira, 24 de janeiro.

 

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco Espíritos do Budô – Por Dan Penrod

  Shoshin: (初心) Mente de principiante; Zanshin: (残心) Mente que permanece; Mushin: (無心) Não Mente ; Fudoshin: (不動心) Mente Imóvel; Senshin: (先心) Espírito Purificado, atitude iluminada. Existem 5 mentes fundamentais ou espíritos do  Budô ;  shoshin ,  zanshin , mushin ,  fudoshin , e  senshin . Estes conceitos muito antigos são geralmente ignorados nos  dojô(s)  modernos de Aikidô. O  budoka  que se esforça para compreender as lições destes 5 espíritos em seu coração amadurecerá para se tornar um artista marcial e um ser humano forte e competente. O aluno que não se esforça para conhecer e receber estes espíritos sempre terá uma falha em seu treinamento. Shoshin O estado de  shoshin  é aquele da mente de principiante. É um estado de atenção que permanece sempre completamente consciente, atento e preparado para ver coisas pela primeira vez. A atitude de  shoshin  é essencial para continuar o aprendizado. O-Sensei uma vez disse,  “Não espere que eu lhe ensine. Você deve roubar as técnicas s...

BUNKAI -分解 Desmistificando o Kata

Os Kata tem sido usados por mestres de karatê ao longo dos anos por muitas razões, por exemplo, para agregar e ajudar com a transferência de conhecimento para seus alunos, para ajudar no treinamento, condicionamento, etc. Mas acredita-se que quando o karate entrou na escola de Okinawa Graças a Anko Itosu (e mais tarde às costas japonesas através de Funakoshi), os kata foram sistematicamente higienizados, com técnicas “perigosas” escondidas ou removidas por completo. Bunkai ( 分解 ) tem como objetivo decifrar os kata para identificar essas técnicas “ocultas” (estrangulamentos, bloqueios de braço, arremessos etc.) ou, em outras palavras, é o processo pelo qual um kata é analisado e decomposto para extrair técnicas de combate úteis ( oyo , 応 用 ). Geralmente é realizado por um aluno que usará os katas selecionados (ou katas) para responder aos ataques predefinidos de outros alunos. Portanto, geralmente há vários estágios que um estudante, sob a orientação de seu sensei, seguirá depende...

KYOKUSHIN KARATE - O TESTE DAS 100 LUTAS

Sem dúvidas, um dos testes mais duros que existe dentro do Kyokushin Karate, é o Desafio das cem Lutas, ou como é chamado no Japão: Hyakunin Kumite. Realizado pela primeira vez pelo criador do Estilo, que realizou 300 lutas, 100 delas em cada dia, Mas Oyama começou a instituir o Hyakunin Kumite (Desafio de 100 lutas) como requisito para quem pretendia realizar o exame de 4º ou 5º Dan, logo descobriu que nem todos os praticantes tinham o espírito para fazê-lo, embora habilidade física pudesse ser ensinada, a vontade indomável, coragem e determinação (o espirito de OSU, no seu extremo), simplesmente não era pra qualquer um. Assim tornou-se um teste voluntário para poucos que se aventuraram nessa experiência única. Alguns dos requisitos para os que pretendem efetuar o desafio das 100 lutas são: garantir que todos os lutadores foram conduzidos sob as regras da IKO. que as rodadas sejam de 1 e ½ minutos a 2 minutos cada. que a luta foi honrada. que não houve interrupções indevidas ou excess...