Pular para o conteúdo principal

"The Kyokushin Way" Part. 3

Sucesso Exige Cortesia

Como eu disse, a vida do homem que escolheu a maneira como ele seguirá e diligentemente persegue seu curso pode ser solitária. Minha própria vida mostra que as pessoas às vezes se aposentam em lugares de montanhas solitárias e treinam com tanta devoção e, em tal isolamento, que outras pessoas consideram que elas são tão loucas. Agora, como no passado, a devoção total é a única maneira de fazer algo significativo e duradouro. No entanto, o homem do karatê não deve ser indiferente ao destino e condição de outras pessoas. A maneira como selecionamos está relacionada a altas aspirações e metas importantes. Embora a natureza de
esses objetivos variam com o indivíduo, a minha própria interpretação é a seguinte: meu caminho é o caminho do karaté, que também é o caminho da humanidade e, consequentemente, relacionado ao caminho do céu. Por mais que seja solitário, todos devemos seguir o caminho da humanidade. Talvez seja melhor dizer que nunca devemos nos afastar disso. O isolamento está errado. Quando eu estava na prisão, quando eu estava treinando duro sozinho, e quando morava em cadeias nas montanhas, a coisa mais difícil para mim era a falta de companheirismo.
O homem não está destinado a ficar sozinho, mas a compartilhar contatos, emoções e amor com os outros. Pode haver coisas como lobos solitários reais no mundo dos animais; Mas, por causa de sua inteligência e do dom da fala, o homem não pode viver cortado de seus companheiros. Ele requer um parceiro de conversação, mesmo que seja ele mesmo.
Isso é ainda mais verdade para aqueles de nós que escolheram o caminho do karatê. Nós tomamos esse passo por causa de outras pessoas e de toda a sociedade, não por riqueza pessoal, fama ou prazer. Nossas vidas são, portanto, apenas totalmente valiosas quando estamos em contato constante com os outros. Devemos sempre nos lembrar de ser amáveis ​​e atenciosos e respeitar as práticas habituais da sociedade em que vivemos.
Uma das coisas mais importantes na preservação da harmonia entre os indivíduos e a sociedade é a cortesia e o respeito mútuo. Ritual e cortesia são muitas vezes equiparados ao pensamento oriental antigo. Por exemplo, no Tso-chuan, um comentário sobre os Anais de Primavera e Outono, um dos mais famosos dos clássicos chineses. diz-se que o ritual é a gestão do céu, o caso da terra e a atividade do povo. Por isso se entende que os corpos celestes são mantidos no lugar e no movimento apropriados porque o céu realiza seus próprios rituais. A Terra realiza seus rituais e
controla as montanhas e os mares e provoca o crescimento e florescimento de plantas e árvores. Finalmente, o ritual, sob a forma de cortesia e respeito mútuos, ordena ao mundo da humanidade. A cortesia deve ser aparente em todas as nossas ações e palavras e em todos os aspectos da vida diária. Mas, por cortesia, não quero dizer formalidade fria e fria. A cortesia no sentido mais verdadeiro é a preocupação desinteressada pelo bem-estar e o conforto físico e mental da outra pessoa. Confúcio, que, embora crítico muito severo dos assuntos humanos para ser popular entre todos os povos, é, no entanto, um dos maiores filósofos humanos práticos de todos os tempos, disse que é cortesia e respeito pela outra pessoa que permite que uma civilização cultivada controle bárbaros. Ele também disse que uma pessoa que não conhece os ritos e cortesias não pode esperar se dar bem no mundo.
Confúcio disse muitas outras coisas que são de máxima importância para as pessoas no mundo das artes marciais: um homem corajoso que não tem cortesia não gosta; O amor à força sem o amor ao aprendizado leva à loucura; O amor da coragem sem o amor do aprendizado leva à desordem. O militar ou o homem dedicado às artes maritais vive sob o perigo constante e requer coragem e força. Mas o mundo condena como pessoas selvagens e inaceitáveis ​​que dependem inteiramente da força e da coragem.
Consequentemente, a aprendizagem e a cortesia são ainda mais importantes para o karaté dos homens do que para outras pessoas. Após alguns meses de treinamento, um homem de karaté desenvolve uma certa velocidade e precisão em chutes e impulsos. Caminhando pelas ruas, ele pode sentir vontade de tentar sua força em cidadãos comuns, que geralmente se deixam inconscientemente abertos para atacar. Talvez o neófito do karatê não seja bom o suficiente para combater estudantes mais talentosos na sala de treinamento, mas ele acha que ele sabe o suficiente para mostrar às pessoas comuns uma coisa ou duas. Na verdade, no Japão, às vezes pessoas com um pouco de fundo de karatê – geralmente são de clubes de karatê da faculdade – ameaçam ou intimidam passageiros em trens. Mas hooligans
desse tipo não são homens verdadeiramente poderosos das artes marciais.
Um verdadeiro seguidor das artes marciais não sente necessidade de se mostrar diante dos outros e considera a intimidação tão desonesta. A violência por parte do homem do karaté é mais assustadora e suscita maior ódio do que o próprio karatê pode perceber.
Tenho certeza de que ninguém se dedica às artes marciais por causa de ser odiado. A fim de evitar que minha própria força tire o melhor do meu julgamento, há muito tempo estabeleci um lema no sentido de que as artes marciais começam e terminam com cortesia e que as cortesias devem sempre ser executadas corretamente. Eu ensino o mesmo para meus alunos na sala de treinamento. Mas meus ensinamentos nem sempre têm o efeito que eu quero. Por exemplo, um dos meus alunos na Europa – um homem enorme de 2 metros de altura e pesando 120 quilos – foi o homem de karatê mais forte que já vi entre estudantes não japoneses. Operando uma sala de treinamento em seu país natal, ele teve a ambição de eclipsar todos os outros salões de treinamento; e isso foi bom. Mas ele confiava demais na sua própria força. Então, ele gostava demais de beber e sexo. Ele começou a emprestar dinheiro aos alunos e encontrou-o – auto-incapaz de reembolsar. Sua personalidade violenta logo arruinou todos
popularidade; e, em pouco tempo, perdeu sua sala de treinamento para seus ex-alunos. Ele finalmente se tornou um bouncer e homem forte em um distrito de luz vermelha. Seu caso mostra essa força – não importa o quão grande -, sem consciência das cortesias comuns da vida, não pode significar sucesso.
Outro dos meus alunos, que morava em Nova York, tentou usar sua habilidade e força de karaté em ensinar em uma sala de treinamento que eu abri para ele. Mas no primeiro dia ele passou a nocautear a maioria dos novos alunos para mostrar o quão forte ele era. No segundo dia, metade dos estudantes apareceu. No terceiro dia, apenas cerca de um quarto do número original apareceu. Finalmente, ninguém veio e o corredor de treinamento falhou. 1 o ajudou a começar de novo mais duas vezes, mas em ambas as ocasiões com os mesmos resultados insatisfeitos.
Como estas duas ilustrações demonstram, a força no karate sozinho não é suficiente. Por perceber isso, fiz o karate Kyokushin mundialmente famoso não só pelo seu poder e pelo rigor do seu sistema de treinamento, mas também pela maneira como respeita as cortesias da vida. 1 insisto para que o instrutor esteja em uma posição de autoridade absoluta no que diz respeito ao karatê, mas que ele deve respeitar seus alunos se ele quer que ele lhe dê a cortesia que sua posição exige.
Eu gasto cerca de metade de cada ano viajando em cinquenta nações onde, com os inúmeros instrutores enviados do Japão, eu trabalho quinhentos corredores de treinamento. Nas minhas jornadas, estou constantemente impressionado com a necessidade de cortesia tanto para as pessoas quanto para a sociedade. Durante o último século ou dois, os Estados Unidos, orgulhosos de sua riqueza econômica e seu registro de nunca terem sido derrotados na guerra, foram mantidos como uma sociedade modelo civilizada. Mas na parte de baixo, na vida doméstica, nenhuma pessoa é tão perturbada mentalmente quanto os americanos. O individualismo eo saque de dinheiro desolaram completamente suas mentes. Todos os casados ​​se deitem na cama juntos, cada membro isolou cálculos financeiros. Essas pessoas são excelentes exemplos de homens e mulheres que compartilham a mesma cama colocam sonhos diferentes.
Os Estados Unidos, um país que superou o desenvolvimento de recursos naturais, parece incapaz de entender o que é preciso para ser um verdadeiro sucesso no mundo. Os chineses dizem que a cortesia é o caminho para o sucesso. O que os americanos dizem? Provavelmente dinheiro. Não em casais casados, mas irmãos e irmãs e pais e filhos também estão isolados um do outro. As crianças que se tornam ricas não se importam se seus pais devem ser mendigos. A América é espaçosa, limpa e bonita. Muitas vezes eu fui convidado para as casas americanas para conhecer familiares. Muitas vezes ficaram horrorizados com o que eu vi lá.
Nas ruas traseiras de Nova York, não só de noite, mas durante o dia também encontro narcóticos, homossexuais e todo tipo de crime. Mesmo uma pessoa que conhece um pouco de karatê não é segura para as ruas sozinhas à noite.
Pode uma nação como essa, sem direito e cortesia, ser chamada de civilizada ?

Depois dos Estados Unidos, o próximo país mais lamentável do mundo é o Japão.
Após o final da Segunda Guerra Mundial, juntamente com fontes de materiais , o Japão importou dos Estados Unidos o individualismo e o arranque de dinheiro. A americanização das atitudes em relação aos assuntos diários e à vida humana em geral tornou o Japão uma nação bárbara.
Onde estão os jovens hoje que entendem o significado das cortesias ? Observando as ações e ouvindo as palavras de jovens japoneses, estou horrorizado que o Japão também se tornará como os Estados Unidos.
Embora os Estados Unidos e o Japão pareçam ser adiados, eles realmente estão retrocedendo . Eu sempre penso nisso.
A única pequena esperança de salvação do Japão parece ser a influência de uma sociedade verdadeiramente civilizada que há muito tempo herdou da China.
A ganância pessoal e o egoísmo são coisas que fazem com que os seres humanos se esqueçam do respeito pelos outros e violem as regras estabelecidas por causa da paz e da amizade. Como todos os outros animais, os seres humanos têm instintos tão inatos como os movimentos de alimentação, sexo e posse que estão relacionados com as próprias fontes da vida. Mas os seres humanos não vivem inteiramente por instintos.
Considerando que os animais, que são guiados apenas pelos instintos, são mantidos em equilíbrio pelas regras da natureza, o homem deve viver harmoniosamente de acordo com as regras do seu poder de raciocínio. Estas regras são as cortesias. Como eles não permitem que as pessoas façam sempre precisamente o que eles querem, as regras freqüentemente entram em conflito com os instintos. A pessoa que não pode controlar e se elevar acima do instinto ou da ganância vive uma vida desprovida das influências civilizadoras das cortesias e é o último que eu sou rejeitado por outras pessoas.
Mas, como eu disse, todos os seres humanos são gregários e precisam da companhia dos outros. E isso é tanto mais verdadeiro quanto as pessoas altamente egoístas . Conseqüentemente, o desejo de viver exclusivamente por causa de desejos egoístas é contraditório.
Embora os tenha descrito como as regras da razão, as cortesias são de fato baseadas na necessidade emocional humana fundamental de companheirismo. Em outras palavras, as cortesias decorrem da necessidade de respeitar outras pessoas porque o ser humano individual precisa de outras pessoas. Mas a pessoa que entende relações humanas e sociais imperdivelmente esquece que ele não pode se dar bem sem a companhia dos outros. Sua ganância egoísta emerge em desejos de possuir mais do que outros e de ter um tempo melhor do que outros ou em seu esquecimento de agradecer que alguém esteja ao seu lado.
Os desejos egoístas são contrários à gregaria que é uma arte básica da natureza humana. As cortesias ensinam como manter os d eires e instintos pessoais dentro de limites adequados para que todos os seres humanos possam viver de uma maneira igualmente feliz. É impossível excluir os desejos instintivos completamente, mas cada ser humano eu sou m ora lily para restringir seus desejos por causa do bem-estar da humanidade como um todo.
Se l flessness é o dever de todas as pessoas que desejam viver de forma pacífica no w ou l d. Mas, para alcançar o altruísmo, o indivíduo deve perceber que é, como dizem os confucionistas , baseada na gregaria humana fundamental. Então, o altruísmo levará ao respeito pelos outros. Quando perguntado sobre a benevolência humana (jin), Confúcio disse que consistia em conquistar o eu e retornar aos rituais. Isso significa que, ao superar os desejos egoístas naturais e respeitar as cortesias, uma pessoa pode se unificar com a sociedade. As sociedades altamente avançadas da
Os Estados Unidos e o Japão se baseiam na busca da riqueza e da fama e desempenham plenamente o egoismo humano . Mas os avanços de tais sociedades são bons para o luxo de um número limitado de pessoas. Os abusos causados ​​pela estimulação da ganância fizeram com que a sociedade esqueça as cortesias e tenha levado à beira do colapso da civilização. Enquanto o egoísmo for a força motriz da sociedade, todos os membros individuais procurarão cegamente sua própria vantagem e engrandecimento. O espírito de cortesia será perdido. A maneira será perdida. Decorum no comportamento interpessoal será esquecido. A sociedade ficará distorcida. A violência será no alvoroço, e a sociedade enfrentará a destruição. Não importa quão próspera é uma pessoa em termos de dinheiro, se ele perdeu de vista, ele terá falta de tranqüilidade mental , o que só pode ser alcançado por busca desinteressada da maneira verdadeiramente humana.
As palavras proferidas por Confúcio vinte e quinhentos anos atrás são uma descrição exata da sociedade dos Estados Unidos e do Japão hoje. Para contribuir com o melhoramento dessas sociedades, diariamente tentamos impressionar os alunos com a importância das cortesias. Não tenho certeza sobre o quanto essas discussões tiveram. No entanto, sei que os alunos que melhor discernem o meu significado sobre as cortesias são os que estão em treinamento e, de uma forma ou de outra, produzem resultados. Ao eleger os homens de karatê que envie para o exterior para agir como instruções . A atitude em relação à cortesia e ao respeito pelos outros tem sido mais importante critério de julgamento do que força e habilidade no karatê. Embora eu ainda não tenha tido um estudante que tenha parecido perfeito no meu respeito, acredito que a maioria dos meus alunos são muito super ou as cortesias para a maioria dos outros jovens japoneses. A maneira como eles se comportam me convence e, eu acredito, convence qualquer observador imparcial de que isso é verdade. Além disso, os instrutores de Kyokushin em outras terras geralmente ganham respeito pela sua atitude e senso de decoro social, embora a maioria deles
estão apenas na trinta. Enquanto continuarem a viver de forma decorosa, serão respeitados e admirados onde quer que vá.
Um homem que entende o decoro e as cortesias é um grande tesouro; Eu espero treinar e enviar para a sociedade tantos homens como eu posso. Espero que os líderes em todos os seus ramos das artes marciais compartilhem meu desejo.

Postagens mais visitadas deste blog

Os 20 Ensinamentos do Mestre Funakoshi O Mestre Gichin Funakoshi escreveu o Niju Kun, conhecidos como os Vinte Ensinamentos do Karatê Shotokan, que formam as bases da arte. Dentro destes princípios, baseados fortemente em Bushido e Zen.

空手道は礼に始まり礼に終る事を忘るな Karate-do wa rei ni hajimari rei ni owaru koto a wasaruna Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação. 空手に先手なし Karate ni sente nashi No Karate não existe atitude ofensiva. 空手は義の補け Karate wa, gi no taske O Karate é um assistente da justiça. 先づ自己を知れ而して他を知れ Mazu onore o shire, shikashite ta o Shire Conheça a si próprio antes de julgar os outros. 技術より心術 Gijitsu yori shinjitsu O espírito é mais importante do que a técnica. 心は放たん事を要す Kokoro wa hanatan koto o yosu Evitar o descontrole do equilíbrio mental. 禍は懈怠に生ず Wazawai wa ketai ni seizu Os infortúnios são causados pela negligência. 道場のみの空手と思ふな Dojo nomino karate to omou na O Karate não se limita apenas à academia. 空手の修業は一生である Karate-do no shugyo wa isssho de aru O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida. 凡ゆるものを空手化せよ其処に妙味あり Ara yuru mono o karateka seyo; sokoni myomi Ari O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana. 空手は湯の如し絶えず熱度を与えざれば元の水に還る Karate...

KYOKUSHIN KARATE - O TESTE DAS 100 LUTAS

Sem dúvidas, um dos testes mais duros que existe dentro do Kyokushin Karate, é o Desafio das cem Lutas, ou como é chamado no Japão: Hyakunin Kumite. Realizado pela primeira vez pelo criador do Estilo, que realizou 300 lutas, 100 delas em cada dia, Mas Oyama começou a instituir o Hyakunin Kumite (Desafio de 100 lutas) como requisito para quem pretendia realizar o exame de 4º ou 5º Dan, logo descobriu que nem todos os praticantes tinham o espírito para fazê-lo, embora habilidade física pudesse ser ensinada, a vontade indomável, coragem e determinação (o espirito de OSU, no seu extremo), simplesmente não era pra qualquer um. Assim tornou-se um teste voluntário para poucos que se aventuraram nessa experiência única. Alguns dos requisitos para os que pretendem efetuar o desafio das 100 lutas são: garantir que todos os lutadores foram conduzidos sob as regras da IKO. que as rodadas sejam de 1 e ½ minutos a 2 minutos cada. que a luta foi honrada. que não houve interrupções indevidas ou excess...

DOJOKUN DO KYOKUSHIN KARATE

Kyokushin Karate é uma arte marcial influenciada pelo BUDO (caminho do guerreiro). Sem compreender verdadeiramente a filosofia, um praticante nunca atinge todo o seu potencial. O Dojo Kun (Juramento) é a base para o cumprimento do verdadeiro Espírito Kyokushin. O Dojo Kun foi escrito pelo fundador de Kyokushin, Sosai Mas Oyama, com a ajuda de Eiji Yoshikawa, autor de “Musashi”, que detalha a vida e as façanhas do maior guerreiro do Japão, Miyamoto Musashi. O Dojo kun compreende uma lista de regras a serem seguidas no dojo, mas, além disso, ao longo de toda a vida. Estudar o dojo kun é considerado uma excelente maneira de tentar entender a filosofia do karate kyokushin. No Karate Kyokushin, o Dojo Kun é recitado no final de uma sessão de treinamento. O aluno mais graduado recita o dojo kun em voz alta com cada aluno repetindo as palavras depois dele, todos posicionados em seiza. O escopo é reforçar na mente dos praticantes a ideia de que a arte marcial é antes de tudo um ins...