Pular para o conteúdo principal

Por que o judô foi criado?

Desde a época medieval, o Japão era berço da prática de diversos estilos de luta corporal, onde também se  incuíam a utilização de armas.

Os mais temidos e respeitados mestres dessas artes eram os Samurais. Conhecidos por seguir um rigoroso código de ética e pela maestria no uso da katana, os samurais eram soldados de um só senhor e gozavam de elevado status social.

Acontece que com a abertura dos portos japoneses ao ocidente e com o fim da era Meiji, a casta samurai foi abolida, tendo sido proibido, inclusive o uso da espada, exceto para as forças do governo. Por conta das mudanças históricas, tais mestres foram se marginalizando e não era raro se observar nas ruas das grandes cidades, japoneses demonstrando técnicas em troca de dinheiro.

 

Kano nasceu no fim do Xogunato, em 1860, e em 1877, início da era Meiji, iniciou seus estudos de jujutsu na escola Tenshin Shin´yo, com o professor Hachinosuke Fukuda. Esse período de transição entre o fim do Xogunato e início da era Meiji foi bastante conturbado e como Kano teve a oportunidade de estudar com vários mestres, pôde perceber as diferenças de cada técnica.

Para descrever as impressões do próprio criador do judô a respeito de sua experiência com as técnicas de luta da época, ninguém melhor que o próprio mestre:

Quando eu percebia diferenças nas formas de ensino das técnicas entre um professor e outro, em geral me sentia perdido, sem saber qual era a correta. Isso me levou a procurar um princípio que delineasse o jujutsu, um princípio que fosse aplicado sempre que se atacasse o oponente. Após um abrangente estudo sobre o assunto, percebi um princípio único que unia tudo: era necessário fazer o uso mais eficiente possível das energias mental e física. Com esse princípio em mente, estudei novamente todos os métodos de ataque e defesa que tinha aprendido, mantendo aqueles que estivessem de acordo com esse princípio. Descartei os que não estavam de acordo e substituí-os por técnicas em que o princípio estava corretamente aplicado. Ao conjunto de todas as técnicas resultantes chamei então de judô, para distinguir essa arte de sua predecessora, e é ela que nós ensinamos na Kodokan.

Fica claro que a intenção inicial de Jigoro Kano era a criação de um sistema eficiente de ataque e defesa, contudo, seu próximo questionamento foi se esse mesmo princípio poderia ser aplicado na melhoria da saúde, ou seja, na educação física.

O fato de Kano ser considerado o pai da educação física no Japão nos demonstra o quão eficiente seu sistema de técnicas e princípios se fez para seu país e para o mundo.

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco Espíritos do Budô – Por Dan Penrod

  Shoshin: (初心) Mente de principiante; Zanshin: (残心) Mente que permanece; Mushin: (無心) Não Mente ; Fudoshin: (不動心) Mente Imóvel; Senshin: (先心) Espírito Purificado, atitude iluminada. Existem 5 mentes fundamentais ou espíritos do  Budô ;  shoshin ,  zanshin , mushin ,  fudoshin , e  senshin . Estes conceitos muito antigos são geralmente ignorados nos  dojô(s)  modernos de Aikidô. O  budoka  que se esforça para compreender as lições destes 5 espíritos em seu coração amadurecerá para se tornar um artista marcial e um ser humano forte e competente. O aluno que não se esforça para conhecer e receber estes espíritos sempre terá uma falha em seu treinamento. Shoshin O estado de  shoshin  é aquele da mente de principiante. É um estado de atenção que permanece sempre completamente consciente, atento e preparado para ver coisas pela primeira vez. A atitude de  shoshin  é essencial para continuar o aprendizado. O-Sensei uma vez disse,  “Não espere que eu lhe ensine. Você deve roubar as técnicas s...

BUNKAI -分解 Desmistificando o Kata

Os Kata tem sido usados por mestres de karatê ao longo dos anos por muitas razões, por exemplo, para agregar e ajudar com a transferência de conhecimento para seus alunos, para ajudar no treinamento, condicionamento, etc. Mas acredita-se que quando o karate entrou na escola de Okinawa Graças a Anko Itosu (e mais tarde às costas japonesas através de Funakoshi), os kata foram sistematicamente higienizados, com técnicas “perigosas” escondidas ou removidas por completo. Bunkai ( 分解 ) tem como objetivo decifrar os kata para identificar essas técnicas “ocultas” (estrangulamentos, bloqueios de braço, arremessos etc.) ou, em outras palavras, é o processo pelo qual um kata é analisado e decomposto para extrair técnicas de combate úteis ( oyo , 応 用 ). Geralmente é realizado por um aluno que usará os katas selecionados (ou katas) para responder aos ataques predefinidos de outros alunos. Portanto, geralmente há vários estágios que um estudante, sob a orientação de seu sensei, seguirá depende...

KYOKUSHIN KARATE - O TESTE DAS 100 LUTAS

Sem dúvidas, um dos testes mais duros que existe dentro do Kyokushin Karate, é o Desafio das cem Lutas, ou como é chamado no Japão: Hyakunin Kumite. Realizado pela primeira vez pelo criador do Estilo, que realizou 300 lutas, 100 delas em cada dia, Mas Oyama começou a instituir o Hyakunin Kumite (Desafio de 100 lutas) como requisito para quem pretendia realizar o exame de 4º ou 5º Dan, logo descobriu que nem todos os praticantes tinham o espírito para fazê-lo, embora habilidade física pudesse ser ensinada, a vontade indomável, coragem e determinação (o espirito de OSU, no seu extremo), simplesmente não era pra qualquer um. Assim tornou-se um teste voluntário para poucos que se aventuraram nessa experiência única. Alguns dos requisitos para os que pretendem efetuar o desafio das 100 lutas são: garantir que todos os lutadores foram conduzidos sob as regras da IKO. que as rodadas sejam de 1 e ½ minutos a 2 minutos cada. que a luta foi honrada. que não houve interrupções indevidas ou excess...