Mas Oyama. Uma vida dedicada ao estudo das artes marciais.
Ao pesquisar e aprofundar a história do Kyokushin Karate, fico ainda mais fascinado. Entre lenda e história, em algum lugar estabelece a verdade. Talvez nunca possamos saber completamente, mas é maravilhoso especular, aprender e compartilhar.
Isso aconteceu recentemente, quando um leitor, Terry Birkett, 4º Dan Kyokushin Karate, de Ronin Dojo no País de Gales, estava me perguntando sobre o ranking de Sosai Mas Oyama em Goju-ryu. Eu sabia que tinha vindo de Gogen Yamaguchi, com base em uma entrevista Graham Noble fez com seu filho em 2013, então eu assumi que é onde Sosai aprendeu Goju. Eu estava errado. Terry apontou-me na direção de Nei-chu Então , o que me levou no caminho da pesquisa do treinamento de Sosai Mas Oyama em artes marciais e aqui agora reside o que descobri até agora.
Enquanto escreve sobre o treinamento do Sosai como um jovem, na fazenda da irmã onde foi enviado, vou me concentrar mais no treinamento que ele realizou depois de passar da Coréia para o Japão.
Zainichi (coreano-japonês) antes da guerra
Antes da Segunda Guerra Mundial, a Coréia estava sob o controle do império japonês. Embora a Coréia estivesse sob a opressão do Japão, usasse seus recursos naturais e o construísse como um centro industrial, muitos coreanos imigraram para o Japão para avançar suas atividades e carreiras.
Naqueles tempos, os japoneses desprezavam os coreanos e os discriminavam. Apesar disso, muitos jovens coreanos já viajaram para o Japão nas décadas de 1920 e 1930 em busca de educação, emprego e um futuro melhor.
Alguns desses coreanos tornaram-se pais fundadores das artes marciais coreanas, como Tang Soo Do, Tae Kwon Do e Hapkido. Alguns permaneceram no Japão e se tornaram reconhecidos pelas artes marciais. Um deles era um coreano chamado Yeong-eui Choi , que mais tarde mudaria seu nome para japonês, Masutatsu Ōyama, que era uma prática comum de coreanos migrando para o Japão naquele momento.
jovem MAS OYAMA
Oyama nasceu como Young-eui Choi em Gimje, Coréia do Sul, durante a ocupação japonesa. Como mencionei anteriormente, em uma idade jovem, ele foi enviado para a Manchúria, nordeste da China para viver na fazenda da sua irmã. Oyama começou a estudar artes marciais chinesas aos 9 anos de um fazendeiro chinês que estava trabalhando na fazenda. Seu nome de família era Li e Oyama disse que ele era seu primeiro professor.
Em março de 1938, aos 14 anos, Young-Eui Choi partiu para o Japão seguindo seu irmão que se matriculou na Escola de Aviação do Exército Japonês Imperial da Escola de Aviação Yamanashi. Algum tempo durante seu tempo no Japão, Young-Eui Choi escolheu seu nome japonês, Masutatsu Oyama ( Ōiama Masutatsu – 大 山 倍 達). Oyama significa “Grande Montanha” e Masutatsu significa ‘Baedal’, que era um antigo reino coreano conhecido no Japão durante o tempo de Oyama como “Ancient Joseon”. Ele adotou o nome de família Oyama da família que fez amizade com ele e levou-o, enquanto no Japão.
Judo
MAS OYAMA JOGANDO UM ADVERSÁRIO
Embora eu não conseguisse encontrar muita informação, Oyama aceitou Kosen Judo durante a adolescência no Japão, que era extremamente comum naquela época. Primeiro no Instituto Kodokan em Tóquio e depois no estúdio do pai de Koji Sone, que era Campeão de Judo do Mundo de 1959 a 1961.
Também é dito que Masahiko Kimura , um famoso campeão do Judo, considerado um dos melhores judocas de todos os tempos, que derrotou Hélio Gracie do Jiu-jitsu brasileiro, encorajou Oyama a aceitar Judo para que ele entendesse as técnicas terrestres da arte. Além de Judo, Masahiko Kimura estudou Goju-ryu sob Nei-chu. Então, eventualmente se tornando um instrutor assistente. Kimura levou Oyama ao Sone Dojo em Nakano, Tóquio, onde treinou regularmente por quatro anos, eventualmente ganhando seu 4º Dan.
KIMURA (TOP) APLICANDO O UAMI GARAMI PARA DERROTAR HELIO GRACIE EM SUA PARTIDA NO BRASIL EM 1951.
Na submissão , o bloqueio reverso do braço ude-garami é chamado de ” Kimura“, devido à sua famosa vitória sobre o desenvolvedor de Gracie jiu-jitsu, Hélio Gracie .
KIMURA
5º DAN AOS 18 ANOS
Kimura também estudou karate sob Gichin Funakoshi por alguns anos, mas eventualmente mudou para treinar o Goju-Ryu Karate sob cuidados de So-Nei Chu, finalmente se tornou um instrutor assistente, juntamente com Gogen Yamaguchi e Masutatsu Oyama, em seu dojo. Curiosamente, em sua autobiografia Kimura, atribui o uso do makiwara como ensinado a ele por Nei-chu So e seu amigo e parceiro de treinamento Masutatsu Oyama, como um contribuidor significativo para o sucesso competitivo de judo devido ao seu efeito reforçador em suas mãos. Ele começou a usar o makiwara diariamente antes de seu primeiro sucesso no All Japan e nunca perdeu outra disputa na competição.
KIMURA À ESQUERDA COM MAS OYAMA À DIREITA
Como uma história paralela, depois que Kimura venceu Gracie e voltou para o Japão, uma partida foi feita com lutador profissional famoso, o Rikidozan nascido na Coréia e as festas se juntaram e marcaram um dramático sorteio entre as duas lendas. Mas então, no dia da luta, Rikidozan saiu do roteiro e uma greve que deveria pousar no peito de Kimura pousou em seu pescoço e Rikidozan chutou Kimura na cabeça com um pé botado, derrubando o Judoka. Os amigos de Kimura ficaram indignados e Oyama até ofereceu matar Rikidozan, mas Kimura recusou a oferta.
Shotokan:
GIGŌ (YOSHITAKA) FUNAKOSHI
Em 1946, Oyama se inscreveu na Escola de Educação da Universidade Waseda para estudar ciência do esporte. É aqui que ele começou a estudar Shotokan karate sob Gigō (Yoshitaka) Funakoshi , o segundo filho do fundador Shotokan, Gichin Funakoshi .
Mais tarde, Oyama frequentou a Universidade Takushoku em Tóquio e foi aceita como estudante no dojo de Gichin Funakoshi. Ele treinou com Gichin Funakoshi por dois anos. Oyama progrediu para o 4º Dan, sob Sensei Funakoshi.
GICHIN FUNAKOSHI, FUNDADOR DA SHOTOKAN
Com isso, acredita-se que Oyama não teve muito respeito pelos ensinamentos de Funakoshi. “Não é karatê. O que ele me ensinou foi etiqueta e exercício. Muito lento “ .Oyama descreveu Funakoshi como “suave e gentil, bom para ensinar karaté a crianças pequenas como ele fez em Okinawa.Mas ele não é um verdadeiro karateman. Foi tudo kata com o velho “ .
MAS OYAMA, SEGUNDO DA ESQUERDA, SHOTOKAN DOJO 1943
Em algum momento durante esta era da instrução de karatê de Oyama, os estudantes de Shotokan em Tóquio começaram a ouvir sobre os lutadores difíceis praticando um estilo diferente em Osaka, chamado Goju-ryu.De acordo com uma história generalizada, também contada por Oyama, o filho de Gichin Funakoshi, Gigō, escolheu 10 de seus melhores alunos e viajou para Osaka para se envolver em uma partida inter-escolar. Todos os estudantes de Funakoshi perderam os estudantes de Osaka. Em algum momento durante esta competição, aparentemente na última partida, Gigo Funak Oshi lutou contra alguém chamado Nei-chu So.
Aparentemente, o poderoso, então simplesmente pegou o Funakoshi mais pequeno e jogou-o contra uma parede, ferindo não só seu corpo, mas sua dignidade. Dizem que depois de retornar a Tóquio, as escolas de Shotokan intensificaram seu estudo de kumite e intensificaram sua intensidade, resultando em sua reputação temerária em competição de torneios. A história sugere que Goju karateka estava mais avançado em jiyu-kumite.
Após este evento, Oyama disse sobre Gigō. . . “O filho de Funakoshi tornou-se um verdadeiro lutador de karatê. Muito forte. Eu gosto. Ele usa para me dizer ‘karate is kumite’ “
No entanto, Oyama sempre se referia a Gichin Funakoshi como seu verdadeiro professor de karatê e, mais tarde, afirmou que, de todas as coisas que ele aprendeu com o fundador do sistema Shotokan, o kata era o mais importante. Embora, talvez seja porque ele não sentiu que Funakoshi tinha mais do que kata para lhe oferecer.
NEI-CHU SO
Aparentemente, o treinamento de Funakoshi não foi suficiente para o jovem e poderoso Oyama, e então, após o fim da Segunda Guerra Mundial, Oyama decidiu sair e estudar Goju-ryu sob os cuidados do coreano Nei-Chu So.
Nei-Chu Então, um coreano étnico como Oyama, era um estudante sênior do fundador de Goju-Ryu, Chojun Miyagi. Então, foi extremamente importante ajudar Gogen Yamaguchi “The Cat” a se estabelecer e construir sua reputação no Japão, juntamente com o estilo karate Goju-ryu. Para este ponto, Goju-ryu era principalmente um sistema de Okinawa. Nei-Chu Mantiveram a nova escola Goju de Yamaguchi viva enquanto Yamaguchi estava estacionada no exterior durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, como prisioneiro de guerra na Rússia. Então permaneceu um oficial de alto escalão nas organizações japonesas de Goju-ryu após a Guerra, mesmo quando Yamaguchi o impressionou com a fama.
Tranquilo e despretensioso, Nei-Chu. Aparentemente, era muito forte, musculoso e lutador poderoso, que continuou a ser uma importante influência sobre os Goju-Ryu japoneses até a sua morte no Japão em torno de 2001. Além de algumas referências ao sua enorme influência em Oyama, não se sabe muito sobre Nei-Chu So.
As contas diferem significativamente sobre exatamente o que a relação de So foi com Gogen Yamaguchi. A linha “oficial” do acampamento de Yamaguchi mais tarde é que assim foi o maior aluno e dai senpai de Yamaguchi. Outros, no entanto, disseram que assim era realmente sénior para Yamaguchi no karatê, mas que Yamaguchi – como japonês e por sua personalidade carismática cessante – assumiu o papel de liderança, relegando Nei-Chu So a uma posição subordinada.
Seja qual for a verdade sobre a sua posição em Goju-ryu, ninguém questionou suas habilidades e Oyama tornou-se um protegido de Nei-chu So. Então, influenciou Oyama para treinar forte, levantar pesos para aumentar sua força e se engajar em mais “jissen kumite”, mas também exortou-o no caminho da fusão da espiritualidade com suas artes marciais.
GOGEN YAMAGUCHI E MAS OYAMA
Após a guerra e sua libertação de um campo de prisão russo, Gogen Yamaguchi voltou ao Japão e se instalou em Tóquio. Mas Oyama treinou de tempos em tempos com Gogen Yamaguchi, juntando-se ao Goju-kai do último e obtendo a classificação do 7º Dan Black Belt. Embora, assim, permaneçam o principal professor de Oyama, e Oyama eventualmente se ramificaria por conta própria para criar seu próprio estilo de karatê,
Yamaguchi e Oyama permaneceram amigos e seus alunos às vezes visitavam os outros dojos.
Nei-chu permaneceu ativo no Goju-kai original criado por Gogen Yamaguchi, aparentemente como vice-presidente da organização. Em algum momento, ele teria sido promovido ao 9º lugar pelo Butokukai japonês. Além de sua carreira no karatê, Nei-chu também foi ativo na principal associação dos coreanos no Japão, atentos aos seus interesses. Então, aparentemente morreu no Japão em torno de 2001, no início dos anos 90, seu principal papel inicial no desenvolvimento e disseminação do karatê no Japão, tudo menos esquecido.
NEI-CHU SO
Nei-chu Então foi uma grande influência sobre o seu compatriota Yeong-eui Choi (Masutatsu Ōyama). A derrota do Japão e a subsequente indignidade da Ocupação quase provaram ser demais para Mas Oyama, que quase desesperou. Nei-chu Então incentivou Mas Oyama a dedicar sua vida ao Martial Way. Foi ele quem sugeriu que Oyama deveria se afastar do resto do mundo por 3 anos enquanto treinava sua mente e seu corpo.
MAS OYAMA
Em seu livro, O que é Karate ?, Oyama escreveu: ” Quando eu fui levado quase para a própria ruína, o Sr. So Nei-Chu, um ancião da minha província nativa, me resgatou da crise. Mr. So, um pensador e mestre do karaté, era um homem raro de caráter e confiança. Além disso, ele era um devoto da Nichiren Sect. Ele me pregou que as artes marciais e a religião estão inseparavelmente unidas e me ensinaram a escritura de sua seita.
Quando eu estava no fim da minha inteligência sobre o que fazer e fui vê-lo, o Sr. Então, depois de me encorajar, disse: “É melhor você se retirar do mundo. Procure consolo na natureza. Retiro para alguma montanha solitária se esconda para treinar sua mente e seu corpo. Em três anos você ganhará algo imensurável. Como diz o provador: “Temperar o ferro aquecido antes de ficar frio, então treine-se em auto disciplina antes de envelhecer se desejar ser um grande homem”.
Quando ouvi o conselho do Sr. So, senti como se estivesse despertado e de repente entendi o caminho a seguir. A máxima confuciana oriental é: “Primeiro se treine, administre uma casa e depois reine de um país”. É essencial se formar se alguém quiser administrar os assuntos da riqueza do Estado.
Para o Sr. Então, devo sempre agradecer por seus conselhos e instruções que me fizeram o que eu sou como um mestre de karaté. Eu decidi que me concentrei na difícil estrada à frente. Eu revelei todas as ações inúteis que eu havia tomado no passado e decidi, conforme o conselho do Sr. So, isolar-me no Monte.Kiyozumi na Prefeitura de Chiba. “
Palavras de Masutatsu ‘Mas’ Oyama de seu livro ” O que é Karate? ”
Musashi e Mountain Training :
MAS OYAMA NO MONTE MINOBU
Oyama também conheceu Eji Yoshikawa , autor do livro ‘ Musashi ‘, um relato ficcional da vida de Miyamoto Musashi, o guerreiro samurai mais famoso do Japão. Graças a este livro e ao escritor, Mas Oyama começa a entender os significados profundos do Código do Bushido Samurai e, finalmente, molda sua própria filosofia sobre artes marciais.
Influenciado por Nei-chu So e a redação de Yoshikawa, Mas Oyama decidiu retirar-se da vida social e viver na solidão por um período de 3 anos e dedicar seu tempo completamente ao treinamento intenso do corpo e da mente, como Musashi fez em sua vida . Oyama viajou para a montanha de Minobu, o mesmo lugar onde Musashi criou Nito-ryu kenjitsu. Mas Oyama tinha apenas 23 anos na época. Na sua opinião, este seria o lugar perfeito para começar seu treinamento severo de corpo e mente que ele havia planejado para si mesmo.
Acompanhado por um de seus alunos, Yashiro, e ajudado por um amigo que lhes forneceu os alimentos mensais, eles foram ao deserto para treinar. Após 6 meses, porém, Yashiro decidiu voltar à civilização, dominado pela solidão, ele deixa Oyama sozinho. Após 14 meses de treinamento, seu patrocinador e amigo enviam uma mensagem para Oyama que ele não pode mais ajudá-lo com seus suprimentos mensais de alimentos. Por causa disso Oyama interrompe seu treinamento e retornou à civilização.
Poucos meses depois, em 1947, Mas Oyama participou da divisão de Karate do “1º Campeonato Nacional de Artes Marciais Nacionais” depois da Segunda Guerra Mundial e ganhou.Após essa vitória, Oyama decidiu dedicar o resto de sua vida ao karatê e novamente retorna ao deserto para treinar. Desta vez, ele foi para a Montanha Kiyozumi, também na prefeitura de Chiba. Accorrendo a Oyama, seu treinamento foi muito intenso e rigoroso. Treinamento por cerca de 12 horas por dia. Ele treinou de pé abaixo de cachoeiras geladas, quebrando pedras do rio, usando árvores como seu makiwara, etc.
NOTAS DE TREINAMENTO DE MAS OYAMA.
Oyama também passou horas lendo e estudando, incluindo o Budismo Zen e outras filosofias. Seu objetivo era criar uma arte marcial voltando às origens da verdadeira maneira samurai de lutar. Durante estes 18 meses de treinamento intenso e intenso, Mas Oyama combinou as técnicas mais eficazes de diferentes sistemas e compôs seu próprio estilo único. Depois deste tempo, ele retornou à sociedade como um homem completamente diferente. Mentalmente, fisicamente e espiritual.
Taikiken:
SAWAI SENSEI MOSTRANDO SEU EXERCÍCIO TAIKIKEN HAI NO PARQUE MEIJI JIRO, TÓQUIO, JAPÃO
Taikiken é uma arte marcial japonesa, muito inspirada por Yi Quan (ou dachengquan), um sistema chinês de artes marciais. Taikiken foi fundado pelo japonês Kenichi Sawai (1903 – 1988) depois de perder para o chinês Wang Xiangzhai (1885-1963) – o fundador de Yi Quan.Impressionada pela técnica de Wang Xiangzhai, Kenichi Sawai aprendeu Yi Quan com seu estudante Wang Yao Zongxun e depois com o próprio mestre, Wang Xiangzhai.
KENICHI SAWAI
Kenichi Sawai começou a transmitir sua arte no final de sua aprendizagem de Yi Quan em 1947 no Japão.Entre seus estudantes mais famosos, seu amigo de longa data, Mas Oyama , cuja amizade voltou aos dias de Judo da Universidade, bem como o melhor estudante de Oyama, Hatsuo Royama, que também se tornou um dos principais estudantes do Sawai Sensei.
Taikiken foi uma das artes assimiladas na criação de Kyokushin por Mas Oyama no início. Era parte da síntese original de Kyokushin. Sempre foi uma parte de Kyokushin, e, se alguma coisa, sua prática foi perdida entre Kyokushin karateka durante os anos em que a popularidade de Kyokushin cresceu.
Oyama Dojo :
Em 1953, Mas Oyama começou seu primeiro dojo ao ar livre em Mejiro, um subúrbio de Tóquio, mas junho de 1956 é considerado o início oficial da escola de karatê Oyama, abrindo seu dojo atrás da Universidade Rikkyo, a cerca de 500 m do local que torne-se o verdadeiro dojo.
OYAMA DOJO
Em 1957, cerca de 700 membros treinam no seu dojo, apesar do alto desgaste devido ao treinamento difícil.Os praticantes de outras artes marciais também começaram a treinar no seu dojo, especialmente no jis-sen kumite (combates completos). Mas Oyama observou esses estilos e adotou as melhores e mais úteis técnicas em seu karatê. Ao fazê-lo, o seu Karate evoluiu logo para um dos estilos mais impressionantes do mundo das artes marciais. Em breve, seu estilo era conhecido como “The Strongest Karate”, não só graças à habilidade e resistência de Oyama, mas também por causa da disciplina forte e rigorosa e dos requisitos de treinamento e torneios.
Os membros de Oyama Dojo tomaram seu kumite muito sério, consciente de que eles estavam praticando um esporte de luta e esperavam ser atingidos e poder bater. Com poucas regras e restrições, eles lutaram com stikes na cabeça com a palma ou os punhos envoltos em toalhas. Lances, grappling e chutes, foram permitidos, mesmo para a virilha era uma prática normal. O Kumite continuou até que um dos concorrentes foi nocauteado, ou se rendeu e desistiu. Foi uma das primeiras artes marciais misturadas verdadeiras.
Kyokushin Karate :
KYOKUSHINKAI HONBU
Em 1964, Oyama moveu o dojo para o prédio que, a partir de então, serviria como o dojo de casa Kyokushin e sede mundial. O IKO (Organização Internacional de Karatê)
“KYOKUSHINKAI”, OU “A SOCIEDADE DA VERDADE SUPREMA”
adotou o nome de “Kyokushin”, ou “The Ultimate Truth” como o nome do karatê de Oyama. Antes de 1963, Oyama havia chamado seu karaté Oyama Karate. A partir desse momento, Kyokushin Karate começou a se espalhar por todo o mundo.
Em 1969, Oyama encenou os primeiros Campeonatos Open All-Japan Full Contact Karate Open que tomaram o Japão pela tempestade e Terutomo Yamazaki tornou-se o primeiro campeão, que tem sido realizado todos os anos desde então. Em 1975, os primeiros Campeonatos Mundiais Completos de Karate Open foram realizados em Tóquio. Os campeonatos mundiais foram mantidos em quatro anos desde então.
AULA DE ENSINO DE SOSAI MAS OYAMA COM HANSHI STEVE ARNEIL OLHANDO PARA CÂMERA
Oyama queria espalhar Budo Karate e enviou instrutores para outros países, como Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Austrália e Brasil para espalhar Kyokushin. Oyama também promoveu Kyokushin segurando todos os Campeonatos Abertos de Karatê de Contato Completo All-Japan todos os anos e Campeonato Mundial Completo de Karaté de Contato Completo uma vez a cada quatro anos em que qualquer um poderia entrar de qualquer estilo.
Por favor, note que não pretendo conhecer a “verdade” do treinamento de Sosai Mas Oyama, mas sim retransmitir informações que coletei na minha pesquisa. Infelizmente, o tempo de Sosai foi antes da internet e dos meios de comunicação de massa, tanto é perdido para a história. Se você tiver mais informações, convido você a deixar comentários abaixo.
Osu!
Leitura adicional:
Black Belt – Out 1971 – Página 46
Black Belt – Verão de 1963 – Mas Oyama fala
Black Belt – Abr 1994 – The Living Legend
http://www.historyoffighting.com/mas-oyama.php
Black Belt – Summer 1963 – O Karate é o mais robusto
http://www.karatekan.com/masutatsu_oyama.html
http://www.bjjee.com/articles/the-legend-masahiko-kimuras-amazing-training-routine/
https://iainabernethy.co.uk/content/masahiko-kimura
http://seinenkai.com/articles/noble/noble-oyama.html
http://budo.life/2016/04/29/masutatsu-oyama/
http://www.willingtonkarateclub.org/style/masoyamahistory1.html
http://beisho.org/historical_07.html
http://www.seinenkai.com/articles/noble/noble-gyamaguchi.htm